O ramo de confeitaria é super concorrido, você pode encontrar pessoas que oferecem bolos e doces caseiros em qualquer bairro nesse Brasil afora. Seja para obter uma renda extra, por amor a confeitaria, por necessidade, trabalhar com doces requer talento, criatividade e muito estudo para ser a melhor no que se propôs!

Não é muito difícil encontrar bolos lindos e decorados sendo oferecidos, na hashtag #boloscaseiros no instagram você encontra variedades e talentos de sobra, mas como ser diferente e ter clientes? Como ser lembrado e ter preferência no meio de tanta concorrência?

A primeira coisa: Fazer o melhor produto sempre, isso parece básico, mas infelizmente tem muita gente perdendo cliente porque prefere gastar menos no ingrediente, esquecendo-se de investir no melhor produto em prol da economia. NÃO FAÇA ISSO.

A segunda dica: Tenha confiança!  Se você trabalha pensando sempre entregar qualidade, segurança e o melhor atendimento, tenha certeza que você está no caminho certo, confie no seu potencial e no que está entregando.

A terceira dica: Trabalhe para oferecer Valor e não preço! Seu cliente quer o melhor produto, ele escolheu você para isso. Não caia na besteira de oferecer o produto mais barato para encontrar cliente.
Seu cliente pode achar que você trabalha na insegurança, com ingredientes baratos (o que pode parecer de baixa qualidade), pode achar mil coisas mas nunca vai lembrar de você pela qualidade e valor.

Como resultado você não será reconhecida pelo seu trabalho e sim pelo  preço!!

Valor é a ideia que você passa a seu cliente sobre o seu produto /serviço.
Preço é o quanto ( R$ ) você está dando pelo seu produto/trabalho.

A quarta dica é : Pesquise!
Pesquise seus fornecedores - Nunca compre com o primeiro local que tem o produto que você precisa,  você pode estar perdendo dinheiro. Tenha sempre 3 ou mais locais para te fornecer. Isso afetará diretamente no seu lucro. Pense nisso.

Pesquise sobre seu produto /Serviço - Cliente quer qualidade, estudar sobre o que você vende é a melhor forma de aprimorar o seu trabalho. Nunca deixe de estudar, caso não tenha dinheiro para fazer um curso, procure na internet cursos mais em conta ou por vídeos disponíveis no Youtube. Conteúdo gratuito e de qualidade  estão disponíveis na internet, algumas empresas e lojas do ramo oferecem mini cursos gratuitos de confeitaria pesquise na sua região o que tem disponível para você.

PS: Nunca caia na besteira de pagar por cursos online sem pesquisar a procedência! Tem muito malandro oferecendo conteúdo pago que você encontra de graça na internet e pior conteúdo simples. A venda de E-books com conteúdo ruim estão se alastrando de maneira bizarra na internet. Caso seja Gratuito. Ok. Se não for, veja: Ele está oferecendo algo novo?  Quem escreveu ?  É uma pessoa que tem credibilidade no assunto?  Vale a pena esse investimento a ponto de acrescentar no meu negócio ? PESQUISE.

Quinta dica: TIRE FOTOS !!
Criar conteúdo para divulgar seu trabalho, é a melhor forma de ampliar seu negócio, a divulgação!
Para fotos pesquise como tirar boas fotos, procure o melhor ângulo, a melhor luz (a natural do dia é sempre uma ótima pedida), nunca descuide do cenário, poucos elementos fazem toda diferença como um prato bonito, um fundo claro para dar destaque a seu produto, uma flor do lado, itens de decoração que você tiver em casa. Tenha criatividade e cuidado com seu trabalho.

Veja algumas dicas simples para você :

·        Tenha controle. Não poste muitas fotos de uma vez. Ninguém tem o dia inteiro para ver 20 fotos por dia de um mesmo item. Uma a duas fotos é o suficiente para mostrar seu trabalho.
·        Aposte no detalhe!  Ás vezes o menos é mais. Um detalhe da decoração do seu bolo, por exemplo, pode encher os olhos - chocolate derretendo /escorrendo, um pedaço do seu bolo com foco nas camadas, o enfeite do seu docinho tenha criatividade.
·        Invista tempo e dedicação. Tire uma hora na semana para se organizar nas suas postagens, faça uma tabela de postagem

Exemplo :
 Seg - Foto de um produto
 Ter - Dica de confeitaria
 Quar -   Stories dos bastidores
 Qua - Pergunta e resposta
 Qui - Postagem de produto
Sexta - Foto do cliente
Sáb - Frase de incentivo - Confeitaria - fofa.

Não é complicado, mas precisa sim de programação e cuidado para postagens e divulgação nas redes sociais.
As redes sociais podem ser uma ótima aliada no seu trabalho, porém se feita de qualquer jeito pode acabar com seu negócio.

·        Não utilize fotos da internet! A foto que você encontrou pode ser a melhor imagem do mundo, mas não é sua!  Você pode estar enganando o seu cliente que com base nessas fotos vai comprar e se decepcionar com a expectativa versus realidade.
E para complicar mais um pouquinho a internet não é terra de ninguém como parece, as imagens tem donos, e você pode sofrer um processo por uso comercial de imagem indevida, não é isso que queremos não é mesmo?
·        Invista nos stories Whatsapp, instagram, Facebook e mais recentemente o Twitter todas tem uma coisa em comum: Os Stories. Podem até mudar de nome de uma rede social para outra, mas a ideia é a mesma - Conteúdo que desaparece em 24 horas feita em alguns segundos. O potencial é altíssimo para qualquer negócio quando bem utilizado. Você pode ali criar um vinculo com seu público /cliente. Com ele você pode criar enquetes, falar sobre as novidades do seu cardápio, compartilhar mais do seu dia - a - dia, promoções,  a infinidade de utilização é infinita. Não deixe de utilizar, pois o alcance é muito maior que as postagens.
·        Coloque Hashtags: Falar de Divulgação e fotos é falar de redes sociais, por isso falar das hashtags é essencial !  As Hashtags servem como uma ótima fonte de divulgação, se você colocar #confeitaria no instagram você vai encontrar vários produtos, seu cliente pode estar procurando por você, quando você “tagueia” sua postagem você torna sua postagem disponível para além do seu público.
Para fazer da maneira correta, sempre coloque algo especifico com aquilo que você está oferecendo e postando: Por exemplo : Se você postar um bolo com tema Abelha.  Não coloque só a  Hashtags #bolodeaniversário #boloinfantil, isso é muito generalizado invista em #bolodeabelha #temaabelhinha . Uma outra dica é colocar a cidade como localização.
Não se esqueça de olhar quantas postagens tem com a Hashtag que você quer colocar se passar de 600 mil não vale tanto a pena quanto um que tiver 10 mil. Da mesma forma, se a postagens não tiver aderência não vale a pena usar.


1 Comentários

Comente!! Sugestões, reclamações ou até erros de português !!!!