Depois de falarmos sobre tipos de pele, vamos continuar nosso cuidado da pele, agora falando dos cuidados na ordem de tratar, cuidar, limpar. Agora que já sabemos qual tipo de pele temos, fica mais facil os cuidados e tratamentos darem resultado. Só lembrando mais uma vez que não sou especialista em nada, apenas dando meus "pitacos" a pedidos de vocês.
Indo ao que interessa... Como começar a se cuidar? Que ordem seguir ? Duvidas frequentes para qualquer um, então vamos começar explicando os cuidados matinais:

Pela Manhã:

Higienização: A primeira coisa que deve ser seguida como regra matinal é limpar a pele,usando um sabonete adequado ao seu tipo de pele. Que aliás são encontrados facilmente em qualquer farmácia e drogaria a precinho camarada.

Como fazer: Com a pele umida, aplique o sabonete no rosto, fazendo movimentos circulares com os dedos, nada de pressa ou preguiça matinal, feche bem os olhos ( não queremos ninguem chorando rs ) e esfregue de forma suave todo o seu rosto, depois é só enxaguar com agua abundante.
Feito isso, sua pele está limpa.

Esfoliação: Esfoliar a pele não deve ser feita todos os dias, tenha uma regra, de 1 a 3 dias por semana. Ela pode ser feira tanto pela manhã como a noite. O ato de esfoliar a pele deve ser feita com movimentos circulares e sem pressão exagerada a pele, não se deve agredir ou deixar ela com excesso de vermelhidão ou irritada.

Dica:
Se você tem a pele normal ou seca, o ideal é a cada 15 dias. Se a sua pele é oleosa pode esfoliar até duas vezes por semana.
Lembrando que se você estiver fazendo qualquer tipo de tratamento em clinicas com ácidos ou laser não faça Esfoliação em casa, pois sua pele vai estar sensível, sendo assim nada de Esfoliação em casa.
Se você tem a pele muito sensivel evite esfoliação, vai causar danos não muito agradaveia a você.

Como fazer: É simples, aplique o esfoliante no rosto evitando a áreas dos olhos, faça movimentos circulares repita os movimentos pelo menos 5 vezes no mesmo local, depois enxague.


Tonificação: Tonificar o rosto não é a mesma coisa que lavar como dizem e acreditam. Pois Ao lavar retiramos da pele o Ph natural, Tonificar e o mesmo que dizer que estamos devolvendo o equilibro a pele. Com a forma de loção, eles podem trazer outro beneficios a pele, tudo depende dos ingredientes ativo dos produtos.

Como Fazer: Pegue um pedaço de algodão e molhe com o tônico e com leves batidinhas no rosto por inteiro vai passando na pele. Assim você estimula a absorção do produto na pele, deixe secar e não lave.

Hidratar: A hidratação é necessária para todos. Agora é a hora de hidratantes, cremes e tal. Tanto pra aquelas que querem prevenir as rugas como para aquelas que querem cuidar das espinhas. Necessidade.
Prefira cremes para peles secas ou normais e gel ou gel em creme para pele oleosas.Se tiver acne, este é o momento para tratar como o uso de secantes para espinhas, loções,pomadas etc...

Como cuidar: Prefira usar uma espátula para auxilio ao retirar o produto para evitar a contaminação, nunca passe em excesso o produto, pois a pele só absorver o que necessita, sendo assim muito produto no rosto só vai levar a perda de produto.
Passe uma pequena quantidade na testa, nariz, queixo, espalhe e massageie sempre de baixo para cima, e sempre do centro do rosto para fora. Assim, vai fazendo em todo o rosto. Nunca esqueça de cuidar do colo e do pescoço, eles também precisam de cuidados, e existem produtos especifico para eles.


Protetor Solar: Nunca deixe de usar um protetor solar, de nada adianta limpar e cuidar da pele, se você não a protege de danos, manchas e tal. O ideal é usar sempre de manhã, e se passar de 4h de uso tornar a aplicar o produto. Existe hoje diversos produtos com proteção solar, pó, em Spray, e diretamente na maquiagem.
Sempre antes de se maquiar use um filtro solar, será uma barreira para proteção da sua pele. Para que não tenha de retirar toda a maquiagem para tornar a usar o protetor, procure por base com proteção solar. Facilita sua vida e ainda você vai estar protegida de danos.



Pela manhã

Higienização > Tonificação > Hidratação > Filtro solar.
Quando for esfoliar a pele que não deve ser todo dia, a ordem fica a assim

Higienização > Esfoliação > Tonificação > Hidratação > filtro solar.


Noite

Tratar do rosto a noite é praticamente a mesma forma que pela manhã, com a diferencia que temos que limpar a pele e retirar a maquiagem, deixando o rosto livre das agressões que passamos durante do o dia. Assim sendo, devemos:

Demaquilar: Depois de um longo período nas ruas, suas pele vai estar com resíduos de poluição, maquiagem, e produtos alem do stress do dia. assim sendo é necessária a limpeza. Nas drogarias tem demaquilantes de diversos preços. è só procurar.

Como fazer: Coloque o produto no algodão e passe no rosto com movimentos leves e debaixo para cima, repare que o algodão vai estar com uma camada preta é a poluição do nosso dia- a - dia.

Hidratação/Nutrição : Agora é cuidar da pele, agora podemos usar produtos que só podem se usados a noite. Isso acontece porque alguns produtos reagem a luz solar causando manchas a pele, então nada de sair usando produtos noturnos de dia.
Nutrir pode ser feito usando produtos nutritivos com vitaminas ou aligominerais. (ex: vitamina C,E,A).

Para usar é a mesma forma que hidratação pela manhã. Para quem está usando produtos para acne ou manchas, estará fazendo da mesma forma que aqui descrito, porem com os produtos indicados para sua necessidade.


Assim sendo, a ordem de cuidados para noite fica assim :
A noite
Demaquilar >Higienização> Tonificação > hidratação / nutrição ( facial e areas dos olhos)


E ai meninas gostaram da dicas? Eu tenho toda uma rotina para cuidar da minha pele, pois já disse antes é oleosa e precisa de Maximo cuidados. E vocês tem alguma rotina?Que produtos usam ou recomendam? Deixe seu comentário para ajudar todos aqui!!

Bjss


5 Comentários

  1. Que post interessante..
    Gostei muito das dicas.. Confesso que sou um pouco desleixada com meu rosto..não tenho muita paciencia..agora lendo aqui deu até remorço..tenho de começar a me cuidar já..

    bjss

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal aqui.
    Vem fazer uma visita aqui e tome uma xícara de chá. http://michellamb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é, antes também tinha uma baita falta de coragem de acordar de manha e fazer tudooo isso..agoraa é como pentear os cabelos todos os dias..acostuma...de pouquinho em pouquinho..vira rotina ...

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Ótimas dicas! Eu tenho minha rotina de cuidados com a pele, mas sempre tive dúvida de ordem!

    ResponderExcluir
  5. que bom que gostou Biih Alvarenga!

    ResponderExcluir

Comente!! Sugestões, reclamações ou até erros de português !!!!