"Carpe Diem" - Conheci essa expressão quando em sala de aula a alguns anos atrás uma professora passou um filme a turma. "Sociedade dos Poetas mortos". Lembro-me que ao ver o nome, imaginei ser um filme que falaria de fantasmas ou algo sobrenatural do gênero, mas quem não imaginaria ?! Pois pensei muito errado ...

Um filme de 1989, antigo mas com uma lição eterna, conta a história de um professor John Keating, que volta a sua antiga e respeitada escola para dar aulas de inglês, porém torna-se um professor polêmico por mostrar a seus alunos ideias diferentes do que a escola e a sociedade pregava.

Acende nos alunos a paixão pela poesia, arte, e a rebeldia contra as pregações da época conservadora e rigorosa de mais (o filme roda na década de 50). Os pais dos alunos não gostam das novas ideias dos filho, a escola não gosta das novas ações do novo professor. Os alunos empolgados com as novas ideias, ressurgem com a sociedade dos poetas mortos fundada pelo professor a muito tempo atrás, onde leem poemas e crescem mais expectativas para suas próprias vidas...

"A cena que marca o filme concerteza é quando o professor se apresenta a sua turma pela primeira vez, onde mostra quadros com fotos de ex-alunos, ali todos os então alunos da escola, observam os alunos antigos que um dia estavam estudaram ali, enquanto isso, o professor fala das expectativas que aqueles meninos nas fotos tinham para si, dos brilhos nos olhos estampados ali, e assim ele diz que aqueles ex- alunos não são muito diferentes dos que ali estão os observando.. O professor então pergunta, "para onde eles foram? O que fizeram de suas vidas? Suas vidas valeram a pena?" Os alunos não sabem o que responder, e não tiveram respostas ... O professor então pede para que todos escutem o que aqueles ex- alunos (as fotos) tem a dizer - "Carpe Diem"."

Essa belíssima cena pode ser vista logo abaixo ..






"Carpe Diem" - do latim "aproveite o dia" ou "colha o dia"


... Aproveitar o dia como se fosse o ultimo dia de suas vidas, fazer tudo que se tem vontade sem gastar seu tempo com coisas inúteis, essa frase também é usada por muitos para justificar prazeres imediatos sem medo de suas conseqüências, sem pensar no futuro.

O filme tem uma linda lição, recebeu o Oscar de de 1990 por melhor roteiro, e várias indicações entre eles de melhor filme, melhor diretor e melhor ator (Robin Williams). Uma ótima dica para vocês, assistam o filme vale super a pena.

Essa expressão que significa tanto, tem lá suas criticas, enquanto uns acreditam que ela quer dizer para " aproveitar o hoje sem pensar no amanhã", outros acham que é um estilo ruim a ser traçado por acreditarem que pode formar pessoas "largadas" que não queiram pensar no futuro, que só queiram consumir e obter prazer temporário. Porém, é claro que cada um interpreta da forma que quiser e da forma que a própria vida permite.

Na musica, podemos vê-la citada por diversas bandas:

Metallica - em seu album de 1997, tem a musica "Carpe Diem Baby" que fala em 'espremer e chupar a vida ..

As bandas brasileiras Cueio Limão e a "fresno" possuem uma musica com o titulo "Carpe Diem"

a cantora Belinda(aquela da novela "camaleoes" e "Cumplices de um resgate" ) lançou seu novo album com o nome "Carpe Diem"

♪ Green Day postou no twitter dia 24/04 que sua nova musica se chamaria "Carpe Diem"

"Para fazer com que suas existências tenham valor vocês devem viver com intensidade cada dia que lhes é dado, cada momento que lhes é concedido, cada experiência a qual tem acesso" fala Professor Keating o filme.

1 Comentários

  1. Também vi esse filme na escola, e confesso que chorei com a morte do menino :s..
    Esse filme é lindo mesmo, e até deu vontade de colocar uma tatoo com a frase "carpe Diem" achochiq

    ResponderExcluir

Comente!! Sugestões, reclamações ou até erros de português !!!!