photo osadoraveis.jpg






















O nome do livro tem tudo a ver com os personagens ADORÁVEIS cada um ao seu modo por seu jeito de ser,
Jeane Smith que tem 17 anos, é adorada no mundo virtual, ela é digamos diferente, o seu visual se destoa de todos da sua escola, cabelos coloridos, roupas fora de moda que ela encontra em brechós, meias super coloridas se no mundo real ela não é aparentemente tão querida no mundo virtual ela é amada exatamente por ser impor e ser referencia para tantos outros jovens que não seguem o padrão de moda, beleza. E a parte divertida: ela é blogueira, ama o twitter e até já o transformou em uma empresa a Adorkable , sua renda vem também de palestras e eventos que ela sempre é convidada a fazer. Ela é um sucesso na internet. 
Na sua vida pessoal e real é um pouco triste, as pessoas não se dão bem com ela ( com o gênio dela nem eu queria ser amiga dela), ela mora sozinha, pois sua família não é do tipo amoroso a não ser sua irmã que faz medicina em outra cidade, seu namorado Barney é o unico que a aguenta mas digamos que esse relacionamento é mais amizade do que qualquer outra coisa. 

Em contraponto temos Michael Lee um tipico adolescente popular de ensino médio, as meninas o adoram, ele é simpático, bonito e divertido, estudioso e namora a menina bonita da escola porém sem atitude nenhuma. Ao contrário de Jeane ele é adorado por todos e é super controlado pelos pais, a independência de Jeane é totalmente surreal para Michael.

O engraçado desse livro é que a personagem principal não é nada cativante, é arrogante ao extremo e se acha muito, com seu jeito de vestir ultra brega e até fedido ela se vê como uma pessoa ao qual qualquer um deveria amar e se orgulhar de ver já que ela é superior. Pois é, o tipo de pessoa que todos querem ver bem longe. 
Mas no decorrer do livro vemos que ela só não segue o nosso padrão e tudo bem ser assim, achei o livro até divertido em algumas partes, o mundo ao qual ela está o virtual, dos blogger é totalmente incompreendido por todos que a conhecem pessoalmente, isso fica claro quando Michael não entende porque ela é tão respeitada a poto de ganhar prêmios, sair em importantes jornais como o The Gardian ou  New York Times e ter milhares de seguidores:

"E quem liga para isso", pensei comigo mesmo, porque tudo aquilo era uma besteira e tanto. óbvio. Ela era apenas uma garota de 17 anos de idade com problemas sérios de comportamento...E pessoas que iam á escola e viviam com os pais e tinham que levantar a mão e pedir permissão para ir ao banheiro no meio da aula não mudavam o mundo ou faziam bicos pretensiosos de consultoria. Isso simplesmente não existe." ( p,36)

 photo Osadoraveis1.jpg

Visível a falta de compreensão da importância do trabalho de Jeane não só pelo Michael como também pelas outras pessoas da escola. E isso podemos ver hoje no nosso dia - a -dia com pessoas que tem profissões mais novas, isso afeta Jeane que além de ser solitária não tem apoio ( a não ser de seus vizinhos e de Barney seu namorado que mais parece um grande amigo.)

É o tipo de livro que tem uma temática jovem, atual  e divertida, tenho certeza que se você é adolescente vai super se identificar com algum personagem desse livro, seja com aquele que não se encaixa em nenhum grupinho, com o popular, com o tímido inteligente ou com a que tem medo de se impor, com alguém você vai dizer.. " nossa eu fui/sou assim".

O livro é escrito daquela forma que eu gosto: pela visão de cada personagem, assim fica bem melhor de entender as atitudes de cada um na história, entendo o por que do mau humor da Jeane ou então do porque de Michael ser tão certinho.
Um livro fofinho destinado para adolescentes, se você gosta deste mundo de descobertas nos livros, você vai gostar de Adoráveis. 

0 Comentários