photo Livro-azuldacordomar-marinacarvalho-blog-resenha-2014-lacoseentrelacos-1.jpg

Livro: Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho 
Editora Novo Conceito - Selo Novas Páginas

Onde encontrar: Submarino  / Americanas / FNAC / Saraiva 

Estava ansiosa para ler e contar para vocês sobre o novo livro da Marina Carvalho, para quem não lembra ela escreveu também "Simplesmente Ana" um dos livros mais fofinho que li no ano anterior ( tem resenha aqui ).
Li esse livro com muita expectativa ainda mais porque minha irmã o leu antes de mim e como de costume quando ela adora o livro, ficou animada de mais querendo me dá spoilers da leitura.
Em poucas horas o terminei de ler e Sim, gostei dele tanto quanto de "Simplesmente Ana" da Marina. Veja o Book Trailer:



Rafaela é estudante de jornalismo na PUC Minas e por ser uma aluna exemplar é indicada a uma vaga de estágio para um  do lugares mais conceituados da área, o jornal Folha de Minas. Na sua entrevista com "O Cara" do lugar ela de cara conhece Marcelo, que trabalha no lugar na área esportiva, atencioso e bonito ela logo "se dá bem com o cara", ( ao contrário da recepcionista que é um ó). Quando estava frente a frente do Maurício Gusmão (o chefão) em sua entrevista, ela conhece também  Roberto, jornalista investigativo, super bruto que gosta de ter as coisas do seu jeito, bruto  e muito grosseiro principalmente com a coitada da Rafaela.
Ao passar na entrevista Rafaela é a nova estagiária da Folha de Minas porém terá de ser "a sombra de Roberto" (por ordens de Maurício).
Roberto deixa bem claro que não gostou nada da ideia de ser "babá de estagiária", ele além de viver em pé de guerra com Rafa, não a deixa participar da vida de jornalista como foi o acordo. A partir daí conhecemos os dia a dia de Rafaela como estagiária investigativa, tendo de lidar com o mau humor de Roberto todos os dias.

 photo azuldacordomar-resenha-folhasselonovaspaginas-marinacarvalho-blog-2014-1.jpg
Este livro foi publicado pelo selo Novas páginas da Editora Novo Conceito. 
Este livro ( como já disse lá em cima) é muiito fofo, Rafaela é o tipo de personagem que eu gosto e me identifico super desastrada, que corre atrás do que quer, super estudiosa e o melhor: ela sempre tem resposta para tudo, principalmente para as implicâncias de Roberto. Ela tem três irmãos mais velhos que são além de protetores bem mandões, é bem legal ver como ela interage com eles, pois ela mora com dois deles longe dos pais, me faz lembrar minha relação com meus irmãos. Ainda conhecemos as amigas de Rafa, o pessoal que trabalha na redação como  a Luciana ( a Lu) e o  Fernando.

Por Rafa ser estagiária investigativa ela junto de Roberto cobre situações como assassinatos, o legal é que podemos ver que as situações são bem parecidas com histórias reais que tivemos na mídia, ao ler você poderá fazer essa ligação, achei bem interessante.

 photo azuldacordomar-resenha-lombada-marinacarvalho-blog-2014-1.jpg
Lombada do livro Azul da cor do mar - Marina Carvalho - Editora Novo Conceito
Apesar de parecer que o livro só gira em torno da vida de estagiária de Rafaela,  não é bem assim. Um outro ponto abordado da vida da Rafa é a sua fixação por um garoto mais velho que ela "conheceu" na praia  de Iriri / ES quando ela tinha de dez para onze anos. Ela nunca falou com ele, não sabia sequer o seu nome, apenas lembra da cor dos seus olhos ( azuis) e de que usava uma mochila Xadrez.  Com o passar dos anos Rafa criou um elo com o "Garoto da machila Xadrez", um elo que nunca existiu, escrevia sempre para ele e procurava nos outros o tal garoto mais velho da praia. Chega um certa parte do livro que finalmente Rafa deixa o "garoto dos seus sonhos" de lado. E posso dizer : Eu suspeitei e acertei, amei o desfecho desta história.

Os capítulos são bem curtos, e todos começam com uma pequeno trecho com relação ao mundo do jornalismo. O legal dos livros da Marina é o quanto eles são impossíveis de largar antes do ultimo ponto final. A leitura é tão leve e gostosa que as horas passam que você não vê, e quando você o termina fica aquele gostinho de quero mais.

"Um bom texto jornalistico depende, antes de mais nada, de clareza de raciocinio e dominio do idioma. Não há criatividade que possa substituir esses dois requisitos" ( Extraido do Manual de redação da Folha de S. Paulo) está no inicio do capitulo 1 do livro acompanhado de uma ilustração fofinha. 

Duas coisas me fizeram amar este livro: O primeiro é que me fez lembrar da minha vida como estagiária, que só quem fez sabe o quanto é difícil essa fase, apesar de ser o melhor momento quando se fala em experiencia e aprendizado.  E a segunda foi o desenrolar desta história, talvez você diga que no final você desconfiava assim como eu, mas não deixa de ser super lindo. 

Haa e para você que tem preconceito com livros nacionais : Vamos parar de bobeira e trate já de ler este livro!!! 

2 Comentários

  1. Eu gostei muito dos livros anteriores da Marina Carvalho, Virei fã, Ela é o Cara é Espetacular!!

    Loucaa para ler este também

    ResponderExcluir
  2. @Lavinia D. Santos acredito que vc esteja falando do livro "Ela é uma Fera" não ?rs.
    A Marina é ótima!!

    ResponderExcluir

Comente!! Sugestões, reclamações ou até erros de português !!!!