O livro de Amanhã - Cecilia Ahern 
Onde comprar: Saraiva
Editora Novo Conceito 

Sabe aqueles filmes que passa na sessão da tarde, onde ocorre romance, aventura, mistérios e você não cansa de assistir? Senti-me dentro desses filmes fofinhos lendo “O livro de amanhã”  de Cecilia Ahern.
É praticamente um conto de fadas da vida real, tem mistério e até um castelo com muitos segredos.
Mas não se engane ele é super-realista e trata temas como a primeira vez e conflitos familiares, relação pais e filhos e muito mais.  Em alguns momentos me fez lembrar de pessoas que conhceço, na relação com os próprios pais, sabe aquela coisa de falar o que vem a cabeça sem se importar com o que o outro vai pensar ou sentir com tudo aquilo? Pois bem, tenho certeza que você conhece ou vai conhecer alguem como a Tamara. 

Tamara é a menina mais sortuda do universo. É rica, tem a casa dos sonhos, uma mansão a beira mar, tem tudo o quer e mais um pouco, viaja com frequência,  porém é super chata mimada, metida, prepotente e conseguiu me irritar.

Parece estranho ler essa descrição de uma personagem principal, mas é isso mesmo, uma malcriada que não se importa com o que os outros sentem. No mundo dela só o que importa, é ela. E o engraçado é que ela sabe disso.  Ela mesma se descreve assim.

“ .. Eu era um pesadelo de filha, grosseira, respondona, esperava que desse tudo, e pior ainda, achava que merecia tudo apenas porque todos que conhecia merecia.

Agora imagina uma jovem de  "16 anos" que tinha tudo e mais um pouco perder tudo. Sem casa, dinheiro, e principalmente sem seu pai, que por sua vez se matou por não aguentar ver tudo se perdendo.

Tamara Goodwin e sua mãe se veem obrigadas a sair dali para um lugar mais simples, mudam-se de um lugar  super badalado  para o interior onde nada acontece. Sua mãe pelo choque de tudo aquilo entra em estado vegetativo, um depressão que preocupa  Tamara todo o tempo.

Tamara então tem que conviver não só com a mudança brusca na sua vida, mas também tem que conviver com a consciência pesada, pois a ultima vez que viu seu pai não teve a melhor das conversas.

A casa onde ela vai viver é de Rosaleen e Artur. Dois personagens que para mim é o que levou eu terminar o livro. Ou melhor os mistérios que rodeiam Rosaleen é o que me impulsionou.
Ela é estranha, esconde muita coisa e o seus mistérios fazem a leitura valer a pena. É uma grande surpresa quando todos seus segredos são revelados. O final tem um "que" de conto de fadas. Eu amei.

Apesar dela ser  possessiva, gosta de tudo do seu jeito e começa a tratar Tamara a pão de ló, tirando dela  toda a liberdade ela se tornou uma personagem que me cativou, não gostei da personagem principal mas adorei conhecer Rosaleen, me atrevo a dizer que é o que deixou o livro ser o que ele é. Impressionante.
Seu esposo Arthur, não tem nada de especial, pelo menos a mim não me agradou. Sem voz ativa apesar de seu jeito interiorano ser cativante pela descrição que Tamara faz dele.

No decorrer da história Tamara encontra Marcos um jovem que cuida da biblioteca itinerante e onde ela pede emprestado o  “Livro de Amanha” que conta tudo o que acontece no dia seguinte.

Agora imagina Tamara que se via sem rumo em um ambiente totalmente diferente do que é acostumada encontrar um tesouro desses. É com este livro que ela encontra todo o mistério que a rodeia.

Neste livro você vê o amadurecimento de uma garota. Ela se encontra com sigo mesma, com a ajuda do livro ela pode ver o quanto ela é ruim com as pessoas sem mesmo se dar conta.

No decorrer do livro você vai compreendendo Tamara, de chata mal educada você começa a achar que ela só precisava de alguém que lhe mostrasse o caminho certo, é com  a freira Ignatius e o novo amigo Weseley que ela encontra essa direção.

"Elas não sabiam a razão, jamais  pensariam que o impacto emocional sofrido por mim, diante do que eu acabara de passar ia me mudar não apenas por algumas semanas, mas para sempre."

Marcos é um personagem que me enganou, achava que ele iria ser tipo o guia de Tamara, na verdade quem ajuda Tamara é Weseley, um garoto que Tamara encontra fazendo uma “festinha” próxima a sua “casa.”. Ele é engraçado e o melhor amigo que Tamara poderia querer. Era o que ela precisava.

E com Weseley que Tamara vai a busca dos mistérios que ronda sua “casa”. O porquê de Rosaleen a prender tanto  ser tão obsessiva e não deixá-la ver a mãe e muito menos leva-la ao médico.  

O começo do livro é um pouco chato não tem aquela coisa de prender o leitor. Porem Cecilia coloca umas abordagens tão interessantes nos primeiros capítulos que me fez querer ler mais e mais. 
Nos primeiros capítulos Tamara fala o quanto ela era esnobe e mesquinha, conta sobre sua vida e faz uma auto analise sobre si mesma. 
É um livro leve. Aqueles que começamos a ler e só paramos quando descobrimos o que vai ter no fim.  Se você é fã de um mistério leve, simples e que te surpreenda no final. Esse é o seu livro.

“... Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Ás vezes, também, deve os aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Às vezes isso  é necessário porque tudo faz parte de você chegar a parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão...”

SOBRE CECILIA AHERN
Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who? que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Fonte: Editora Novo Conceito 

3 Comentários

  1. Seu blog é lindíssimo, parabéns! :) Se puder vem conhecer o meu depois? Beijos e obrigada! *-*

    http://breatheandsmile.com.br

    ResponderExcluir
  2. The reason just for this change is due to weakening of ligaments inside eye
    area. The building is now competitively priced and its location and prestige ensure it is the sleeping giant Sleeping Giant may refer
    to:. around to see what one from the most up-to-date styles are if you discover something you want essentially the most, discover out who's offering it inside the greatest price.

    my site celinesaifu.webnode.jp

    ResponderExcluir

Comente!! Sugestões, reclamações ou até erros de português !!!!