Photobucket


Esse livro estava aqui guardado pedindo pra ser aberto, ficou uma, duas semanas parado entre outros livros. Ai veio o Oscar, e o filme baseado na obra estava sendo um dos mais indicados para levar para casa a estatueta. Levando pra casa 5. Finalmente o abri.



Photobucket


Ele é diferente dos outros livros convencionais, tem mais de 500 paginas, porém a sua maior parte é feita de imagens em preto e branco que cronologicamente contam a historia que se complementa com a parte escrita. Não sei se dá pra voces visualizarem isso, seria preciso que você o abrisse e folheasse para entender o que quero dizer.


A história é bem juvenil, nada muito complicado, a "leitura" é simples, tanto que uma criança adoraria ler esse livo, e não se assuste com o tamanho, a leitura é mais lúdica e visual do que escrita.


Alem dos desenhos em preto em branco existem imagens reais de filmes antigos e obras de arte que são citados no livro, assim como um personagem real também. No caso George Méliès, "ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos" ( Wikipedia). 


A história se passa na década de 30, um garoto que se vê sem seu pai e ainda é órfão de mãe, se ve obrigado a morar com seu tio e secretamente ajusta os 27 relógios gigantes da estação, onde vive. A historia toda se passa em volta de um " autômato" que é uma maquina, no caso do livro uma especia de "homem mecânico" que tem uma função por meio de um mecanismo de desenhar. Como este automato é deixado por seu pai,  Hugo se ve na missão de reconstruí-lo e ver o que este "homem mecânico" o deixou.  Ele acredita ser algo de seu pai para ele. Porém para isso ele terá de driblar um senhor que é dono de uma loja de brinquedos e sua afilhada entre outros problemas que aparecem no decorrer da historia.


O que ele descobre com o "Homem de lata", e todas as aventuras que ele passa eu não posso falar. Mas super indico este livro que é uma maneira criativa e unica de entrar no universo que o autor tenta descrever.




Veja o Trailer do filme: Dublado - "A invenção de Hugo Cabret" indicado a 11 Oscars, levando 5 para casa, sendo eles o de melhor fotografia, melhor efeito visual, de edição de som, melhor direção de arte e de Melhor Som. 


0 Comentários