Quando encontramos o 1°emprego, é inevitável não fazer planos e mais planos de como gastar o dinheiro. E claro é humano colocar no topo da lista tudo que você sonhou em ter e seus pais não deram. Normal.

Mas será que vai dar? Será que devo? Como administrar? ... Se você não teve essas perguntas e não se organizou quando teve seu primeiro salário é muito provável que você tenha tido em poucos dias ou semanas a sensação nítida de "ué acabou?!!".

Como sei que  muiitos adolescentes estão sempre por aqui e provavelmente estão em procura de emprego ou começaram a trabalhar a pouco tempo, achei útil fazer um post sobre como administrar seu primeiro salário. Vejamos.

1 . Controle.

Parece meio idiota dizer isto. Mas acredite, o dinheiro que você achava ser "Muito", não vai dar para nada. Ai você me diz: " Isso não é verdade. Eu ganho bem." Pode até ser que você tenha tido a sorte de ganhar bem no seu primeiro emprego. Mas não importa. Aquela sensação de "Acabou rápido". sempre fica ali independente dos dígitos que vão para sua conta bancaria. Então controle é sempre bom.

Uma coisa que sempre dá certo. Procure fazer uma lista de prioridades.O que você não pode deixar de ter? E o que pode esperar para o próximo mes?.







2. Não gaste o que não tem.

Isso é comum. Começa a trabalhar e já faz comprinhas para pagar no próximo mês  Nunca faça isso. Ainda mais se você não te instabilidade no emprego. Imagina " comecei a trabalhar a 1 mês  Está tudo certo e fiz uma comprinha para pagar no próximo mês  E acaba que você é demitida..." Não faça isso, prefira comprar a vista e claro se puder. Lembre-se das prioridades.

3. Economize.

Se você é jovem investir em você é a melhor opção. Procure por cursos que caibam no seu orçamento. Não gaste tudo em roupas, bijus e bolsas legais. As festas não precisam ser toda semana e não caia na armadilha de pagar o que quer que seja para seus amigos. Se tem uma coisa que vejo muito quando saio com os amigos é essa atitude IDIOTA. Não é porque uma pessoa está trabalhando que ela deve pagar as entradas de um show ou bebidas para alguem. Fuja disso. Não é ser pão duro é ser inteligente e pensar em suas prioridades.


4. faça seu pé de meia.

Como já disse antes gastar com coisas banais é descartado. Só faça isso se tiver um certo tempo no sem emprego. E melhor ainda se você tiver guardado seu dinheiro para isso. Não deixe desde o 1° mes se possível, Guardar uma quantia mesmo que baixa para o futuro. Abra uma conta poupança. Comece nem que seja com 10 reais e depois vai aumentando o valor. Isso em uma ano pode te ajudar a fazer aquela viagem, comprar aquele eletrônico ou a pagar um curso que você queira. comece já.

São dicas que podem ajudar. Mesmo por que são minhas experiencias e coisas que aprendi com o tempo. É injusto mas ganhar é difícil e gastar o pouco que recebeu por tanto esforço é muito facil, as tentações estão sempre ali, e as prioridades como aquele curso, aquela divida parece que pode ficar para o próximo mes, mas não é verdade. E pior nós sabemos disso.

E você tem alguma dica para melhor administração do seu salário? E como é para você ...Não deixe de comentar!!

2 Comentários

Comente!! Sugestões, reclamações ou até erros de português !!!!